Motiva-te para estares ao melhor nível

Uncategorized

A motivação pode ser definida como o “combustível” que faz uma pessoa agir para alcançar os seus objetivos.

Esta definição torna bastante clara a ligação entre motivação e formulação de objetivos.

Qual é a tua principal fonte de motivação?

Existem dois tipos de motivação, interna e externa.

A motivação interna está relacionada com questões internas ao individuo. Esta caracteriza os praticantes que retiram prazer da realização das tarefas do treino e competição, bem como a perceção da forma como evoluem e se aperfeiçoam. A principal recompensa neste tipo de motivação está na tarefa em si própria, não necessitando de recompensas externas, o que permite que seja muito mais constante.

A motivação externa relaciona-se com fatores externos, como por exemplo recompensa monetária, reconhecimento social, etc. A tarefa é realizada para ser recompensado ou não ser castigado. A punição ou a recompensa aparece assim como “combustível” que o faz mobilizar. Caso retirada a recompensa deixará de estar motivado, visto que sente que não tem nada a ganhar ou a perder com a execução da tarefa. Este tipo de motivação é muito inconstante.

Acredito que no desporto, é fundamental a fonte principal do individuo ser interna! Sendo assim o que permanece como motivação principal é o desejo e a vontade de ser o melhor no desporto que pratica e demonstrar o seu melhor desempenho!

E quando falamos sobre o nível de motivação? Será que uma motivação crescente conduz a melhoria da performance? Não! É importante percebermos qual o nosso nível ótimo. Uma motivação demasiado elevada leva a uma quebra do rendimento, uma vez que a pressão sobe e a concentração é prejudicada, diminuindo assim a capacidade.

O nível ótimo de motivação depende de atleta para atleta. Aprende a reconhecer qual o teu nível de motivação ideal para atingires bons desempenhos. Podes construir um «medidor de motivação». Lembra-te das competições anteriores e como era a tua motivação antes delas. Lembra-te das competições boas em que atingiste o máximo rendimento e tenta perceber qual o nível de motivação antes da prova.

Investe neste trabalho simples e ficas a reconhecer qual o nível de motivação que melhor se ajusta a ti!

Mariana Silva

Preparadora Mental Desportiva

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *