Os teus pensamentos estão alinhados com os teus objetivos?

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Logo no início da época, é fundamental para um atleta definir objetivos. Mas muitas vezes estes não são bem definidos.
Muitos atletas definem os seus objetivos pensando apenas no resultado que querem atingir, esquecendo o mais importante: o processo para lá chegar.

Por exemplo: um nadador sénior quer fazer 53 segundos aos 100 metros livres.
Muito bem! Temos o objetivo de resultado, também ele importante definir. Agora mais importante será perceber qual o processo para chegarmos àquilo a que nos propusemos.
Para isso é importante fazeres, a ti mesmo, algumas questões como:
O que preciso de fazer? Como o poderei fazer? Que obstáculos poderei encontrar? Como os posso contornar? Até quando quero atingir?

Clarificar estas questões é o primeiro passo. Quando temos o processo bem definido, tornamo-nos mais conscientes das ações a tomar e por isso é mais fácil lidarmos com certas distrações (ex.: pensamentos negativos, sensações físicas negativas). Depois é fundamental criar pequenas metas diárias, bem como:

– definir estratégias que ajudem a alinhar os teus pensamentos e as tuas rotinas de acordo com o teu objetivo maior;

– definir estratégias que te permitem manter o foco no presente e que por conseguinte te ajudam a lidar melhor com distrações que te possam aparecer, desviando-te do objetivo;

Estas questões ajudar-te-ão a teres maior consciência das tuas capacidades, dos teus limites e a lidares melhor com as adversidades.

É fundamental fazer um trabalho acompanhado com o atleta, pois irá ajudar a manter o compromisso com o seu objetivo e o foco no que é importante, aumentando a probabilidade de alcançar o objetivo rapidamente.

Para isso é importante que recorras a um profissional que te possa ajudar neste processo fantástico!

Mariana Silva

Preparadora Mental Desportiva

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