O Poder dos Sonhos

Uncategorized

Se perguntares a várias pessoas sobre o que significa a palavra ‘PODER’, as respostas vão ser variadas. Para algumas, poder pode ter uma representação negativa, para outras representa desejo. Desejo de poder. Este poder é emocional, assim como a maioria dos SONHOS.

Muitas das pessoas com quem tenho falado confirma que tem um sonho, mas a maioria não tem a menor ideia de como alcançá-lo. Têm uma noção que há algo que gostavam de fazer um dia ou que gostavam de se transformar noutra versão de si no futuro. Estas pessoas por vezes, sentem-se desconfortáveis em falar no seu sonho e parecem embaraçadas quando o dizem em voz alta, como se os outros pudessem rir-se delas. Não sabem ou não têm a certeza se estão a sonhar muito alto ou muito baixo e desconhecem se o seu sonho é algo que conseguem conquistar ou se estão destinadas a fracassar. Se este é o teu caso, vais ficar feliz por saber que há esperança!

Sim, há esperança, e também muito trabalho. Ou fazes o que tens de fazer para conseguir a vida que queres, ou acomodas-te aos planos que os outros têm para ti. Para mim, o verdadeiro poder é a capacidade de produzir os resultados que mais desejo e criar valor durante o processo. Ou seja, é capacidade de fazer as coisas funcionarem a meu favor, de saber quais são as minhas necessidades, de gerir o próprio tempo, de gerir recursos e emoções e alcançar exatamente os resultados que desejo.

Eis algumas perguntas poderosas que podes fazer internamente e observar como ecoam em ti:

1. O meu sonho é realmente o meu sonho?

2. Vejo claramente o meu sonho?

3. Quando e onde quero alcançar o meu sonho?

4. Com quem quero estar quando alcançar o meu sonho?

5. Dependo de fatores externos para realizar o meu sonho?

4. O meu sonho apaixona-me e obriga-me a segui-lo?

7. Qual o plano para alcançar o meu sonho?

8. Estou disposto a pagar o preço para alcançar o meu sonho?

9. A que distância estou do meu sonho?

10. De que forma o meu sonho vai mudar a minha vida e a dos outros?

Eu acredito que se explorares honestamente cada questão e responderes com o compromisso necessário, as chances de alcançares o teu sonho são muito boas. Se estiveres pronto para o definir, estás pronto para o colocar à prova e para o conquistar. E aí reside o real poder dos sonhos, aquela mistura explosiva entre a vida que vives e aquela que persegues, sabendo que estás no momento presente e é agora que tens de agir para lá chegar.

Se és daqueles que ainda não sabe se tem um sonho, se deixaste de acreditar ou perdeste o teu sonho ao longo do caminho, começa a prepara-te para o receber, analisando o seguinte:

1. Prepara-te mentalmente: estuda, lê e investiga em áreas do teu interesse

2. Envolve-te em atividades relacionadas com as tuas áreas de interesse.

3. Relaciona-te e frequenta os lugares das pessoas que te inspiram.

4. Prepara-te emocionalmente: observa as tuas emoções, verifica as que te ajudam ou as que te condicionam e adota práticas que façam sentido para ti e que promovam o relaxamento.

5. Prepara-te fisicamente: mantém-te saudável e em forma para perseguires o teu sonho.

Logo que reúnas estas condições e que assumas a responsabilidade pela tua vida vais descobrir o teu propósito. Quando o fizeres lembra-te sempre que todas as possibilidades estão em aberto, e que o poder está em ti. Usa-o.

Liliana Espinhal Dias (PNL Master Coach)2-o-poder-dos-sonhos-14112016_fisis-blog

One thought on “O Poder dos Sonhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *