Dicas para uma época Natalícia mais saudável

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Nesta época de maior convívio é natural que aumente a ingestão de doces e comidas com alta percentagem das chamadas calorias “vazias” ou, por outras palavras, rica em energia e pobre em nutrientes. A falta destes nutrientes essenciais leva a que o organismo não consiga converter essas calorias em energia útil e o mais provável, no final das festas, é vir a sentir-se mais cansado e enfartado. Assim torna-se importante fazer escolhas inteligentes e saudáveis.

Deixo-vos algumas dicas de escolhas alimentares e também de infusões de plantas e especiarias a que pode recorrer, para ajudar o seu organismo a lidar melhor com os excessos.

Entre no novo ano com mais energia e boa disposição!

Dicas para uma Época Natalícia mais saudável:

  1. Faça as suas refeições como o habitual, evite passar o dia a petiscar. Entre as refeições há sempre a boa opção de ingerir um punhado de frutos secos (nozes, amêndoas e avelãs) tão característicos desta época e que fornecem uma quantidade importante de minerais;
  2. Durante o dia opte por infusões sem adicionar açúcar: infusões de canela e outras especiarias (cardamomo, gengibre, anis), erva príncipe, alecrim, rooibos. Que vão ajudar a remineralizar, melhorar a digestão e manter os níveis de açúcar estáveis no sangue;
  3. Mantenha a atividade física nestes dias, pelo menos caminhadas acima de 30 minutos;
  4. Nos jantares de Natal com amigos, colegas ou família, tente escolher pratos mais ricos em legumes e com poucos molhos;
  5. Opte por ter meio prato ocupado com legumes. Os legumes são ricos em fibra e nutrientes essenciais que aumentam a saciedade, ajudam a estabilizar o açúcar no sangue e nutrem o organismo;
  6. Evite os fritos das entradas: por vezes, os alimentos mais prejudiciais estão nesta parte da ementa;
  7. Se houver sopa de legumes, coma uma porção: a sopa ajuda a controlar o apetite e é relaxante;
  8. Mastigue bem os alimentos: uma correta mastigação facilita a digestão e reduz a sensação de enfartamento;
  9. Modere a ingestão de álcool e bebidas açucaradas. O excesso de álcool e refrigerantes aportam uma quantidade significativa de açúcar;
  10. Na hora da sobremesa, escolha apenas a sua favoritae da qual tem mais saudades. Finalize com fruta para cortar o doce extremo dos doces natalícios;
  11. Se ficar enfartado, no final da refeição opte por uma infusão mais digestiva(sem adicionar açúcar): erva-príncipe, lúcia-lima, funcho ou menta
  12. Na vontade de bombons, opte por chocolate negro, com mais de 70% de cacau. Vai saciar-se com menor quantidade;
  13. No final das festas, congele a comida que sobra ou distribua pelos convidados, assim não irá passar as próximos dias a comer o que sobrou;
  14. Nos dias seguintes, inicie o dia com uma caneca de água morna com sumo de limão ou uma infusão de dente de leão, alcachofra ou cardo-mariano. Vão ajudar a desintoxicar e limpar fígado. Retome também a atividade física diária.

Nesta altura de partilha e amor cuide também com amor do seu organismo e faça escolhas mais conscientes e saudáveis.

Divirta-se e aproveite esta altura tão especial do Ano para estar com aqueles que mais ama!!!

Cecile Ricardo

Consultora em Suplementação e Alimentação Natural

(Terapia Nutricional e Ortomolecular)

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