Principais benefícios da meditação no rendimento desportivo

Uncategorized

O que é a meditação?

A meditação pode ser definida como uma prática na qual a pessoa utiliza técnicas para se focar num objeto, pensamento ou numa atividade em específico, com o objetivo de alcançar um estado de clareza mental e emocional. Meditar é estar no presente, conectar-se consigo mesmo, com aquilo que tem de mais profundo, com a sua essência.

Eis alguns dos importantes benefícios para os atletas:

A meditação no desporto e o stress
Os atletas treinam horas, dias, semanas, meses, anos, para um momento que dura as vezes minutos. E o stress num momento importante pode comprometer o seu bom desempenho. E neste caso a meditação pode ajudar muito!

Vários estudos apontam para mudanças significativas no cérebro de quem pratica. Além de alterações positivas quanto à memória e ao aumento da massa cinzenta, ainda ajuda na redução do stress e ansiedade.

Por vezes existem atletas bastante talentosos que vêm o seu desempenho comprometido por não saberem lidar com situações de maior pressão. Há estudos que indicam que a meditação no desporto pode ajudar a diminuir os níveis de cortisol – hormona do stress – no corpo. As funções do teu corpo ficam mais estabilizadas quando te manténs calmo e relaxado.

Melhora a qualidade do sono
O stress físico, tal como o mental, podem afetar a qualidade do sono. Mesmo que o atleta esteja cansado fisicamente devido à exigência dos treinos, verifica muitas vezes que o cérebro não descansa. Neste caso a utilização de técnicas de relaxamento ajudarão o atleta a conseguir relaxar e posteriormente a adormecer com maior facilidade. A meditação ajuda imenso neste processo, pois conseguimos diminuir progressivamente a frequência dos pensamentos. E portanto conseguimos diminuir o stress, ajudando na melhoria da qualidade do nosso sono, e esse é um período de extrema importância para os atletas.

Desenvolve o autoconhecimento
Para além das dificuldades físicas, devido à exigência dos treinos, os atletas também têm as suas dificuldades como outro individuo qualquer (ex: inseguranças, medos, crenças limitadoras,…). Aliás antes de serem atletas são seres humanos!
A meditação no desporto ajuda no aumento da perceção de nós mesmos, promovendo um maior autoconhecimento. Assim como nos mostra aquilo que temos de positivo, também nos mostra as nossas fragilidades. Através da prática de meditação, conectamo-nos com o que de mais profundo existe em cada um de nós, permitindo que encontremos as respostas e soluções que precisamos.

Aumenta a resistência

Já foi comprovado que a prática regular de meditação atua diretamente sobre as nossas células, beneficiando significativamente o nosso corpo e mente. Além de reforçar a imunidade e também a resistência física, principalmente porque diminui o stress e melhora o sono, como vimos anteriormente.

Finalmente, mais pesquisas para um maior equilíbrio da serotonina, endorfina e dopamina no corpo de meditadores. O teu corpo já produz tudo isso, agora é preciso combater o que causa o descontrolo. Esses neurotransmissores vão ajudar-te a suportar dores, motivar, concentrar, aumentar a satisfação e o prazer, assim como trazer outros benefícios.

Quem tem uma rotina de treino sabe que é impossível atingir uma meta sem o trabalho mental. É importante manter-se concentrado, e a prática da meditação no desporto ajuda os atletas a resistirem aos efeitos dos seus esforços. A atenção mantem-se mais facilmente naquilo que realmente é importante para o momento, fazendo com que os desportistas tenham uma maior capacidade e êxito na conquista de seus objetivos.

Melhora a automotivação
Atingir metas ousadas, “quebrar” recordes, diminuir tempos, enfim, é a atitude que acompanha sempre a trajetória de um atleta de alto rendimento. E como automotivar-se constantemente?
Além do auxílio de inúmeros profissionais, a meditação contribui para aumentar a disciplina, tendo uma influência direta na atenção ao momento presente.
Aprendendo a ficar mais calmo, a lidar com os pensamentos negativos, haverá um fortalecimento dos pensamentos positivos, e consequentemente, uma maior motivação para encarar os desafios.

Mais e melhor controlo das emoções
Imagine um atleta de alto desempenho sentindo-se tenso justamente no dia da competição mais esperada do ano. Um simples descuido com o foco pode colocar a perder todo o treino dos últimos meses.
Estudos mostram que o Mindfulness — atenção plena ao momento presente e sem julgamentos — contribui para um melhor controlo das emoções.
Dessa maneira, as oportunidades de um atleta ser derrotado por pensamentos negativos ou até mesmo por causa da pressão do adversário diminuem consideravelmente. Tanto é que muitos atletas olímpicos das mais diversas modalidades encontraram na meditação uma resposta para atingirem mais qualidade na concentração antes das provas que exigem excelência em todas as capacidades físicas e mentais.
Ou seja, dominar as emoções é tão importante quanto a evolução física, a flexibilidade, força e resistência. E ainda ajuda no pós competições seja para lidar com a vitória ou com a derrota, já que ambas trazem impactos positivos e negativos nos sentimentos.

Mariana Silva (Preparadora Mental Desportiva e Facilitadora de Mindfulness)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *