Psicologia do Desporto! Porquê um Psicólogo Desportivo?
Começo este artigo com a desmistificação de uma crença que ainda existe muito nos dias de hoje, por parte de muitos agentes desportivos, atletas e pais.
Muitas vezes quando se fala na integração de um profissional num clube, ainda existe quem se interrogue e comente: “Porquê um Psicólogo Desportivo?”, “Eu não preciso de um profissional nessa área!”.
Pois bem, ainda existe muito a ideia de que um profissional nesta área trabalha com casos clínicos. Mas na verdade, um profissional em Psicologia do Desporto, não trabalha com casos clínicos. O trabalho prende-se com a preparação mental dos atletas.
Para preparação de um atleta, além de todo o trabalho associado ao treino físico, técnico e tático, existe algo que faz a diferença entre os atletas na obtenção de excelentes resultados, a componente mental.
No desporto, focando-nos especialmente no de rendimento, é necessário preparar o atleta para: gerir o seu nível de ativação, ansiedade pré competitiva; os seus níveis de concentração; definir estratégias para após distrações quer internas (ex: pensamentos negativos) ou externas (ex: condições climatéricas, etc), o atleta seja capaz de voltar aos seus níveis de concentração; gerir níveis de auto confiança; definir objetivos de forma eficaz, procurando manter-se sempre motivado.
Este trabalho realiza-se ao longo de várias sessões, onde se procuram trabalhar todas as competências psicológicas associadas ao desporto, de acordo com as necessidades de cada atleta.
Ao longo das sessões e dependendo das necessidades do atleta, serão utlizadas técnicas de trabalho que passam por:
| Estabelecimento Objetivos | S pecific (específicos)
M easurable (mensuráveis) A ttainable (atingível) R ealistic (realista) T ime-bound (limite temporal) |
| Auto Diálogo | Quando um atleta estabelece diálogo consigo mesmo. Esta técnica permite trabalhar diversas competências: auto confiança, atenção/concentração, gestão da ansiedade pré competitiva). |
| Relaxamento e Visualização Mental | Criação de imagens mentais, num estado de relaxamento profundo, buscando a utilização de vários sentidos. Trabalha competências como, concentração, motivação, ansiedade pré competitiva, recuperação de lesões desportivas). |
Já definiste os teus objetivos?
Consegues fazer uma gestão adequada da ansiedade pré competitiva?
Como procuras manter a tua confiança, a tua atenção nos aspetos importantes do treino e da competição?
E quando a tua confiança e concentração sobre uma quebra durante um evento desportivo? Consegues recuperá-la?
Mariana Silva
Mental Coach
