Psicologia do Desporto! Porquê um Psicólogo Desportivo?

Uncategorized

Começo este artigo com a desmistificação de uma crença que ainda existe muito nos dias de hoje, por parte de muitos agentes desportivos, atletas e pais.

Muitas vezes quando se fala na integração de um profissional num clube, ainda existe quem se interrogue e comente: “Porquê um Psicólogo Desportivo?”, “Eu não preciso de um profissional nessa área!”.

Pois bem, ainda existe muito a ideia de que um profissional nesta área trabalha com casos clínicos. Mas na verdade, um profissional em Psicologia do Desporto, não trabalha com casos clínicos. O trabalho prende-se com a preparação mental dos atletas.

Para preparação de um atleta, além de todo o trabalho associado ao treino físico, técnico e tático, existe algo que faz a diferença entre os atletas na obtenção de excelentes resultados, a componente mental.

No desporto, focando-nos especialmente no de rendimento, é necessário preparar o atleta para: gerir o seu nível de ativação, ansiedade pré competitiva; os seus níveis de concentração; definir estratégias para após distrações quer internas (ex: pensamentos negativos) ou externas (ex: condições climatéricas, etc), o atleta seja capaz de voltar aos seus níveis de concentração; gerir níveis de auto confiança; definir objetivos de forma eficaz, procurando manter-se sempre motivado.

Este trabalho realiza-se ao longo de várias sessões, onde se procuram trabalhar todas as competências psicológicas associadas ao desporto, de acordo com as necessidades de cada atleta.

Ao longo das sessões e dependendo das necessidades do atleta, serão utlizadas técnicas de trabalho que passam por:

Estabelecimento Objetivos S pecific  (específicos)

M easurable (mensuráveis)

A ttainable (atingível)

R ealistic (realista)

T ime-bound (limite temporal)

Auto Diálogo Quando um atleta estabelece diálogo consigo mesmo. Esta técnica permite trabalhar diversas competências: auto confiança, atenção/concentração, gestão da ansiedade pré competitiva).
Relaxamento e Visualização Mental Criação de imagens mentais, num estado de relaxamento profundo, buscando a utilização de vários sentidos. Trabalha competências como, concentração, motivação, ansiedade pré competitiva, recuperação de lesões desportivas).

Já definiste os teus objetivos?

Consegues fazer uma gestão adequada da ansiedade pré competitiva?

Como procuras manter a tua confiança, a tua atenção nos aspetos importantes do treino e da competição?

E quando a tua confiança e concentração sobre uma quebra durante um evento desportivo? Consegues recuperá-la?

Mariana Silva

Mental Coach

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *