Meditar 365 dias: mais saúde, mais performance

Uncategorized

4-meditar-365-dias

Para muitas pessoas esta é ainda uma prática desconhecida ou ausente dos seus hábitos diários. Para aqueles que a praticam regularmente os seus benefícios são bem conhecidos.

No meu artigo anterior ANSIEDADE E AGITAÇÃO MENTAL? refiro a importância de exercitarmos o músculo emocional e de vivermos mais presentes nesta sociedade stressante e tão virada para o exterior. A meditação pode de facto contribuir para a melhoria da nossa saúde e melhorar extraordinariamente a nossa performance e a capacidade de gerir as emoções.

Eu mesma fui uma mulher mentalmente agitada e acelerada, e a dada altura até admiti que isso seria sintoma de ginástica intelectual. Até ao momento em que me comecei a sentir muito ansiosa e com dificuldades em dormir. Quando iniciei o meu percurso na programação neurolinguística – PNL passei a ter acesso a imensas ferramentas que me podiam ajudar a combater estes condicionamentos e a melhorar a minha qualidade de vida. A meditação foi a técnica que fez mais sentido para mim. O início foi desafiante e tumultuoso, por vezes ficava uns dias zangada e sem querer pensar mais em fechar os olhos e tomar atenção à minha respiração.

Decidi entretanto, iniciar a prática de yoga dado que assim também relaxava e desisti por uns meses da meditação. A transição para este hábito equilibrado só aconteceu quando me magoei no braço e o meu fisioterapeuta me diagnosticou uma ‘lesão emocional’. Fiquei muito aborrecida com aquele relatório médico e  naquele momento não conseguia entender. Na verdade, o yoga ajudou-me a perceber como o controlo emocional me estava a prejudicar fisicamente. Eu apenas me permitia sentir as ’emoções boas’ e mantinha prisioneiras as outras que também se queriam manifestar e transmitir a sua mensagem.

Nesse momento decidi retomar a prática da meditação. Sem a resistência inicial foi mais fácil, apesar de muitas vezes boicotar a minha intenção e a disciplina necessária. Aos poucos, fui reparando que com a ajuda da música e da postura passou a ser mais confortável e que mais depressa entrava no estado de presença e durante mais tempo.

Ainda sinto que estou num nível iniciante, visto que esta técnica requer anos de prática consistente e de disciplina, mas sei que o desafio maior já faz parte do passado. Observo-me mais paciente, mais tranquila e com maior clareza mental. E estes benefícios estão disponíveis para quem quiser, assim como eu quis. E para isso, basta começar!

Ficaste curioso para descobrir quais os outros benefícios da prática de meditação? Então continua a ler este artigo e fica a conhecer mais sobre:

  • Benefícios da prática de meditação na saúde e no combate contra o envelhecimento;
  • Benefícios da prática de meditação para a melhoria da performance e da produtividade;
  • Mas o que é a meditação especificamente?

 

Os primeiros registos que existem sobre a prática de meditação sugerem que apareceu à cerca de 3 mil a.c. e que estava associada apenas ao contexto religioso. Ao longo do tempo foi sofrendo algumas transformações, ficando restrita a países orientais. Apenas no século 20 passou a ser conhecida no ocidente.

Durante muito tempo observou-se uma grande dúvida e oposição à prática de meditação por estar associada ao isolamento e a várias religiões. Essa dúvida, levou a que os efeitos da prática da meditação fossem estudados em Harvard, onde foi descoberto que quem meditava apresentava maior produção de ondas cerebrais e menor pressão sanguínea. Fatores vitais para a melhoria da qualidade do sono.

A partir daí, já nos anos 90, a meditação passou a ser adotada para promover o relaxamento físico, a clareza mental e para obter mais saúde.

 

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO NA SAÚDE E NO COMBATE CONTRA O ENVELHECIMENTO

Meditar é algo completamente natural para o nosso corpo. Muito mais que algo espiritual ou religioso, a sua aplicação é útil desde a redução e controlo da ansiedade e agitação mental, gestão emocional, ao tratamento auxiliar de dores, disfunções da tensão arterial, doenças crónicas, podendo mesmo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com diversos tipos de cancro.

Segundo a revisão de um ESTUDO  realizado pelo Departamento de Medicina da Universidade de John Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos o efeito da prática de meditação moderada é equiparado ao efeito da toma de antidepressivos, o que torna a técnica uma  excelente aliada ao exercício ativo do cérebro e na prevenção dos sintomas depressivos.

Outro ESTUDO da UCLA na Califórnia, Estados Unidos confirmou que a prática de meditação a longo prazo permitiu aos praticantes ter cérebros mais jovens e mais bem preservados à medida que envelheciam, comparativamente com os não praticantes. Aqueles que meditaram em média durante 20 anos tiveram mais matéria cinzenta em todas as regiões do cérebro.

Outro ESTUDO da Unifesp, em São Paulo, Brasil feito a mais de cem idosos que praticavam meditação 2 vezes por semana, revelou resultados com bastante significado. Desde melhorias na postura, melhorias na respiração, melhorias no humor e na disposição, redução de dores físicas, melhorias de certas doenças crónicas como auxiliar ao tratamento convencional e mudanças do trânsito intestinal.

As evidências científicas falam por si, e a tendência é que com a prática contínua o corpo esteja mais disponível para a sua autoregeneração e autocura. As funções cerebrais melhoram e o sistema trabalha melhor como um todo, reduzindo e libertando a mente da ansiedade e da agitação mental, fatores responsáveis pelo aparecimento de muitas doenças.

Um cérebro mais jovem e um corpo mais saudável são o primeiro passo para a melhoria da performance e da produtividade.

 

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO PARA A MELHORIA DA PERFORMANCE E DA PRODUTIVIDADE

Manter a clareza mental, a concentração e o foco é essencial para alcançar resultados desejados mais eficientes e conquistar a alta performance.

Distrairmo-nos com coisas sem importância é muito frequente, assim como com as situações urgentes que estão sempre a surgir no nosso dia-a-dia. Além de que a mente agitada e desfocada, salta de pensamento em pensamento a uma velocidade incrível, aprisionando-nos a memórias passadas ou preocupações futuras.

Durante muito tempo fui uma procrastinadora exímia, que vivia pouco presente e andava frustrada porque adiava planos importantes que sabia que conseguia fazer mais tarde, quando quisesse, e que chegada a hora de os ter de fazer me causavam stress e infelicidade.

A prática de meditação permitiu-me tomar atenção aos pensamentos, ao mesmo tempo que me enraíza no momento presente, fora do caos mental de outrora. Além disso, consigo desbloquear melhor o processo criativo e a capacidade de inovar. É mais fácil gerar ideias com valor para a minha vida, encontrar soluções que me servem e estabelecer prioridades, gerindo eficientemente o meu tempo.

A performance e a produtividade são assim melhoradas e treinadas a cada dia, expandindo a consciência, aprimorando a intuição, estando mais presente no momento, vivendo a vida quando ela acontece.

 

MAS O QUE É A MEDITAÇÃO ESPECIFICAMENTE?

Lembro-me desde muito nova de a minha mãe ter um interesse especial pelo budismo, mais exatamente por buda e nessa altura cheguei a pensar ser impossível não pensar em nada. Recordo-me de quão incrédula estava relativamente à prática, e costumava dizer que não queria viver lá nas montanhas, mas sim cá em baixo junto das pessoas e dos meus amigos. Hoje sei que meditar não tem nada a ver com ausência de pensamentos. A intenção é promover o relaxamento, a libertação de tensões e a treinar a concentração e a atenção, melhorando e equilibrando o corpo e permitindo o bem-estar psicológico de quem pratica.

Existem diversos tipos de meditação, no entanto para mim o uso de um som específico – sempre o mesmo – a atenção à respiração ou a atenção a uma parte do corpo, funcionam e trazem a minha mente para o momento presente. Sempre que divago nos pensamentos, volto a atenção para o som, para a respiração ou para a parte do corpo que escolhi. Ás vezes isso parece impossível e o melhor é deixar que os pensamentos venham, sem os julgar, sem me envolver, e esperar que se vão embora. Com treino e consistência a prática instala-se e é possível começar a usufruir dos benefícios.

Mantém a intenção e a vontade de praticar. Pode demorar algum tempo, mas é mesmo possível e está disponível AGORA para ti. COMEÇA.

 

Ficaste interessado no tema e queres saber mais?*

  1. Podes pesquisar – http://aboutmeditation.com ou em http://www.spm-be.pt
  1. Podes ler – The Power of Now, O Poder do Agora de Eckhart Tolle e The Miracle of Mindfulness, O milagre da Mindfulness de Thich Nhat Hanh

*Existem muitas mais fontes de informação e opções de livros possíveis.

 

Sobre a autora:

Licenciada em Economia com forte experiência em Comunicação Corporativa. PNL Master Coach, Linkedin Pulse writer e Facebook heavy user. Atualmente atua como Dream Coach, é pesquisadora e interessada em Neuroestratégia, Comportamento Humano, Sucesso Organizacional e Pessoal e Comunicação Digital.

Liliana Espinhal Dias, PNL Dream Coach

Gostaste deste artigo e achas que ele pode interessar ou ajudar outras pessoas? Então gosta, comenta e partilha com os teus amigos!

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *