Preparação mental & Desempenho Desportivo

Uncategorized

No desporto, especialmente no de rendimento, a sua mente e os pensamentos são fundamentais.

Para além de todo o trabalho associado ao treino físico, técnico e tático, existe algo que faz a diferença entre os atletas na obtenção de excelentes resultados, a preparação mental.

A preparação mental dos atletas desenvolve-se através de um Programa de Treino de Competências Psicológicas (PTCP), que são ensinadas e trabalhadas ao longo de várias sessões.

O treino mental pode ajudar os atletas a melhorar o seu desempenho desportivo, bem como a encontrar os seus estados psicológicos ótimos para renderem no máximo das suas potencialidades, tanto nos treinos como nas competições desportivas.

Normalmente, os PTCP englobam-se em três fases distintas.

Numa primeira fase procura-se consciencializar o atleta para a importância de aprender determinadas competências psicológicas, bem como perceber de que forma estas podem afetar o seu rendimento desportivo (ex: se pretendemos ensinar o atleta a controlar os seus níveis de ansiedade, ele também deve conhecer as causas e o modo como a ansiedade pode afetar o seu rendimento desportivo. Numa segunda fase, esta mais centrada na aprendizagem e mestria das técnicas e estratégias de diferentes competências psicológicas, de acordo sempre com as necessidades dos atletas (ex: um atleta com problemas de ansiedade e auto confiança, se ele sente dificuldades em controlar sintomas cognitivos, como pensamentos negativos e/ou sintomas fisiológicos, como seja, “o coração acelerado”, “o corpo tenso” etc., então ele poderá, nesta fase, aprender técnicas e estratégias mentais para o ajudar a lidar com estes problemas). Na última fase pretende-se automatizar as competências ensinadas, bem como integrá-las de forma sistemática nas suas prestações desportivas, em contexto de treino e competição.

Portanto, revela-se pertinente para os profissionais de Psicologia do Desporto toda a intervenção que vise a preparação psicológica e mental face à adversidade, com ganhos sobre a motivação, a gestão do stress e do nível de ativação, a atenção, a autoconfiança, temas que exploraremos mais tarde.

Mariana Silva (Mental Coach)mental

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *