Quero o meu corpo de volta!
Muitas mulheres estão preocupadas como vão recuperar a sua silhueta e a forma física após o parto. A zona do corpo que normalmente mais preocupa é a região abdominal.
O corpo sofreu várias alterações para se ajustar às necessidades do feto, e muitas dessas alterações ficam após o parto, podendo gerar desconforto e até outras consequências (como lombalgia, incontinência urinária, etc).
Uma das alternativas mais completas é o programa de treino Low Pressure Fitness (LPF). No pós-parto existem 3 áreas que são necessárias “recuperar”: abdominal, postural e soalho pélvico. Através do LPF conseguimos recuperar os 3!
O LPF é uma das recomendações da Associação Espanhola de Fisioterapeutas (AEF):
“(…) é um método holístico, que vê o corpo como um todo, promovendo um tipo de exercício global, que integra a postura e a respiração, com especial atenção ao corpo da mulher”
Apresento-lhe de seguida os benefícios do LPF no pós-parto:
- Correcção postural (resultados após 1 mês de treino)
- Redução da dor lombar (lombalgia)
- Melhoria da diástase abdominal. O afastamento dos músculos abdominais da linha alba afecta entre 30 a 70% das grávidas.
- Fortalecimento e tonificação das musculatura abdominal. Consequentemente também teremos uma diminuição do perímetro da cintura, e portanto uma recuperação da silhueta.
- Recuperação do tónus muscular pélvico e da função sexual. É comum no pós parto aparecerem complicações como incontinência urinária, prolapso de órgãos pélvicos, dor perineal, desconforto sexual, ou simplesmente fraqueza da musculatura pélvica.
- Facilita o reposicionamento visceral. Através do “efeito de sucção” é possível criar uma pressão intra-abdominal negativa, o que permitirá a recolocação dos órgãos viscerais.
- Redução dos sintomas de incontinência urinária (resultados significativos após 3 meses de treino).
- Melhoria da vascularização e do retorno venoso.
- Ajuda na prevenção da depressão pós-parto, uma vez que ajuda a atingir uma sensação de bem-estar, o que por sua vez ajudará na diminuição da ansiedade e no aumento da auto-confiança.
- Facilita a recuperação pós cesariana (ajuda a diminuir as aderências cicatriciais e as cicatrizes internas).
- Melhora o trânsito intestinal.

Ainda acha que os abdominais tradicionais e os exercícios de musculação no ginásio são a melhor forma de começar a recuperar pós-parto?
Vanessa Domingues (Fisioterapeuta e Instrutora de LPF)

