Aspetos mentais essenciais para o sucesso dos atletas
No trabalho de preparação mental que tenho vindo a desenvolver com atletas, considero fundamental a implementação de rotinas mentais competitivas. Essas rotinas vão permitir aos atletas estarem mais preparados mentalmente para a competição, o que vai permitir que estes atinjam o máximo rendimento.
Desta forma, é importante que incluam nas suas rotinas mentais competitivas a gestão das seguintes competências mentais:
– Regulação do nível de ativação:
Antes de uma competição, dependendo dos atletas, estes podem sentir-se demasiado ansiosos ou relaxados. Nestes casos é fundamental regular esse estado para um nível ótimo de ativação.
Para atletas demasiado ansiosos, uma das técnicas que pode ser utilizada é a respiração profunda. Esta procura controlar o ritmo cardíaco, conseguindo que estes atinjam o seu nível de ativação adequado para a competição.
No caso de atletas que antes de uma competição se sentem demasiado relaxados, é necessário ativarem-se, procurando também através da respiração (respirações mais rápidas e curtas) aumentar o nível fisiológico, a tensão muscular ou o ritmo cardíaco para as situações desafiantes que irão acontecer.
– Discurso interno positivo:
Esta técnica permite controlar os pensamentos. Todas as vezes que um pensamento/discurso negativo domina a mente do atleta, este deve utilizar uma palavra-chave, por exemplo «Stop!» «Concentra!», e substituí-lo por um pensamento positivo.
Se esta técnica for treinada de forma persistente o atleta vai tendo gradualmente o controlo dos seus pensamentos, o que vai permitir que consiga gerir melhor o seu nível de stresse, a sua auto confiança, concentração e motivação.
– Visualização mental:
Esta é uma das mais importantes e eficientes técnicas mentais. Pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer situação, mas deve ser realizada de acordo com regras que permitam a sua máxima eficiência. Durante esta técnica é importante usar o maior número de sentidos possível.
O uso da visualização pode ser utilizada para:
- Diminuir e regular o stresse;
- Melhorar as técnicas pessoais;
- Adquirir novas capacidades;
- Melhorar a concentração;
- Fortalecer a autoconfiança e a crença nas capacidades pessoais;
- Recuperar de forma mais rápida após uma lesão, etc.
Todas estas técnicas apresentadas anteriormente devem ser usadas em conjunto, permitindo uma maior eficácia nos resultados.
Mental Coach Mariana Silva (Mestre em Psicologia Desportiva)
